-
Arquitetos: XYZ Arquitectos
- Área: 415 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O presente projeto refere-se a uma moradia unifamiliar localizada numa rua residencial, perpendicular à avenida junto ao mar. Está implantada num lote com uma mancha de implantação pré-definida obrigatória de 200 m2 e uma área de construção que também não podia ultrapassar os 400 m2.
Topograficamente o terreno apresenta uma pendente de Nascente a Poente com cerca de 1 metro de diferença.
O projeto foi desenvolvido em termos volumétricos e funcionais equacionando as condicionantes de topografia, orientação solar e o programa de habitação exigido pelos clientes. Os clientes queriam que a vivência de cada quarto com o logradouro/piscina fosse direta e independente, características inerentes à própria maneira de estar da família.
Assim, a implantação da habitação tem uma ocupação em cave e r/chão desenvolvida em pisos desnivelados formando 4 níveis. O 1º nível é ocupado pela garagem, arrumos e lavandaria e tem o acesso automóvel direto do arruamento através de rampa.
A casa das máquinas da piscina também se encontra a este nível mas com acesso pelo exterior. O 2º nível é ocupado com 2 suítes e uma arrecadação. O 3º nível corresponde à cota de entrada pedonal e é o piso do programa social constituído por entrada, sala comum, cozinha/copa e w.c. de apoio. O 4º nível é ocupado por mais duas suítes e um escritório.
O esquema de distribuição foi pensado com o intuito de permitir que todos os espaços habitáveis (sala, cozinha e quartos) tivessem uma ligação direta ao logradouro e à piscina cuja cota permite visibilidade para o Oceano. A casa fecha-se para o exterior (rua), caraterizada pela fachada em pedra, e abre-se para o interior do terreno através da fachada em vidro.